"UM BLOG COMPROMETIDO COM A VERDADE"

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CLERO E LEIGOS

0

Prosseguimos em perpetuar o sistema de clero e laicato. Os pastores se queixam de que o nível de compromisso das pessoas com o Senhor já não é o mesmo de antes, quando eram mais jovens. Eles sentem que estão empurrando os santos feridos para fora, castigando, murmurando e criticando. Eles ensinam, aconselham, mas quase sem resultado. O pecado, a falta de visão e os cuidados da vida têm neutralizado a média dos cristãos. Alguns pastores se conscientizam que ao laicato deve ser dada uma oportunidade de crescer, apoiando os estudos bíblicos ou as reuniões domésticas. A maioria admite ter gasto um tempo enorme à procura de líderes maduros, que façam as pessoas participarem. Eles acabam fazendo reuniões em casas, as quais se assemelham às reuniões da “igreja”, onde existe limitada liberdade e participação da média dos santos. Alguns dominam as reuniões. As pessoas se acostumaram de tal modo a ser cuidadas, e a ser meras observadodoras, que nunca aprendem a ser participantes. Elas vêm para ser apascentadas e não têm muito para compartilhar. Mas, de quem é a culpa?
         A condição da igreja moderna na América não é apenas culpa do clero, pois se este não satisfaz o laicato, acaba perdendo o emprego. Ele teme que facções inteiras de membros deixem a igreja, se realmente a verdade for pregada. Também é culpa do laicato, esse cristão de meio expediente, o qual dedica a semana inteira ao seu negócio, mal tendo o pensamento de um segundo voltado para o Senhor, aparecendo aos domingos para cantar alguns hinos e ser entretido. Eles criticam a mensagem, se esta for longa demais, ou muito resumida, quando não concordam com a mesma, ou se não a consideram bastante dinâmica.  Depois, tomam uma xícara de café, fazem uma visita e em seguida  voltam para casa, para a sua vida normal.
        E o que dizer do evangelho? Uma vergonha para a média dos membros da igreja! Quando foi a última vez em que os cristãos compartilharam o evangelho com um amigo ou vizinho? Na semana passada, no mês passado, no ano passado? Não estou apenas sendo crítico - existem estatísticas que apóiam o fato de que o cristão comum raramente dá testemunho de sua fé. Que tipo de relacionamento e compromisso tem um cristão que não compartilha a sua fé? Quando muito alguns deles conseguem levar um amigo à igreja, onde o pastor vai pregar o evangelho para ambos.
        Ora, para algum de vocês que diga que estou sendo crítico demais  e que a sua igreja é diferente, admito que você e sua igreja sejam honrosas exceções. Seu pastor deve ser fantástico, dando realmente à igreja a  oportunidade de funcionar de maneira significativa. Você pode ter uma nata especial de santos que se dispõe a servir na EBD, no aconselhamento nas visitas aos novos convertidos, aos enfermos, etc. Seus irmãos e irmãs em Cristo podem ser os seus melhores amigos e deveriam ser. Tenho estado em igrejas assim, mas devemos admitir que se trata de uma exceção em vez da regra. A maioria das igrejas tem uma nata compromissada, mas isso acontece cada vez menos. 

Lacaiato: grupo de leigos


http://www.desafiodasseitas.org.br


0 Responses to "CLERO E LEIGOS":

Postar um comentário